quinta-feira, 16 de julho de 2009

Pós-graduação para bibliotecários: considerações

Anteriormente eu tinha relatado a magnitude de um evento como o CBBD que aconteceu na cidade de Bonito, interior de nosso querido estado de Mato Grosso do Sul.
Pretendo continuar descrevendo o evento, os trabalhos, e tudo mais que se possa explicitar.
Porém, me motivou a dar uma pequena pausa e falar sobre um fato que me deixa feliz e ao mesmo tempo triste.
Tem-se a notícia da pós-graduação latu sensu em gestão da informação e do conhecimento no Instituto de Ensino Superior da Funlec, na cidade de Campo Grande, capital do MS. Vendo a grade, me deixou muito feliz em saber das disciplinas a serem ministradas e os professores que ministrarão as mesmas, alguns inclusive ex-professores meus do tempo de minha graduação em Biblioteconomia.
Felicidade maior ainda foi saber o preço da mensalidade, cujo valor é baixo em relação aos outros cursos de especialização, sem falar que é na área biblioteconômica, coisa rara no estado.
No entanto, o primeiro fato que me deixa triste é saber que não poderei participar dessa especialização, pois as condições de tempo e espaço não me permitem.
Mas o que me deixa mais triste, ou até indignado, é a falta de uma postura proativa por parte da instituição que dará o curso, que tem a chance de alavancar tal especialização, bem como a própria graduação de biblioteconomia. Não consigo ver o motivo de ficarem parados aguardando a vinda de interessados em fazer os cursos.
Se não fosse a divulgação informal de professores e egressos da instituição, possivelmente o curso de biblioteconomia já estaria fechado.
O pior é que, por essa acomodação, a pós-graduação mencionada também corre o risco de fechar, ou melhor, de não abrir.
Uma visão mais empreendedora se mostra a grande carência de uma instituição que tem o trunfo de ter um curso novo, exclusivo na região, altamente qualificado em relação grade curricular, se comparado com outras instituições que possuem o curso de biblioteconomia. Um curso que sobram vagas de estágio, sem falar dos concursos e vagas de trabalho, fatos esses que certamente merece um pouco mais de atenção de sua mantenedora.
O que foi observado no CBBD significa um alerta. Uma instituição que tem tal curso em sua estrutura não participou ativamente apoiando o Congresso Brasileiro da área, realizado em uma das cidades que possui uma unidade sua, é um enorme alarde da falta de empreendedorismo que lhes sobra. Perdeu-se a chance de uma enorme divulgação na região e no Brasil como um todo, e tudo isso por quê? Não irei reponder.
Com a mesma confiança que escolhi esse curso para me qualificar, mantenho minha esperança para que acordem antes que o barco naufrague.
Enquanto isso, vamos avançando em direção à sociedade do conhecimento (cadê???)

Um comentário:

  1. Oi Elder, fico feliz em conhecer mais um blog de biblioteconomia. Quanto ao assunto que você aborda aqui, compartilho com voce a mesma opinião. Nossa classe é parada demais e a falta de divulgação das coisas é algo alarmante. Mas, da mesma maneira que voce, escolhi esse curso por gostar demais da área e, na medida do possível, faço minha parte conscientizando as pessoas com relação a nossa profissão e procurando dar um ar de renovação a algo que cheira a mofo. Também tenho um blog onde falo sobre bibliotecas escolares e educação. Terei o maior prazer em recebê-lo por lá.
    Abraço,
    Roseli

    ResponderExcluir

Comente,opine.