sábado, 3 de outubro de 2009

As estrelas da Biblioteconomia de Mato Grosso do Sul

O Guia do Estudante reconheceu recentemente a qualidade do curso de Biblioteconomia de Mato Grosso do Sul, através de sua mantenedora, o Instituto de Ensino Superior da Funlec, e atribuiu-lhe “3 estrelas” como indicativo de que o curso cada vez mais está ganhando notoriedade, e melhor que isso, crescendo ao longo dos anos.
À primeira vista parece não ser tão vertiginoso esse desenvolvimento, afinal, há outras instituições que receberam mais estrelas. Entretanto, em uma análise mais aprofundada, pode-se notar que os contextos entre tais instituições e o IESF são diferentes, bem como o curso em questão.
O curso de Biblioteconomia do IESF, único curso de Biblioteconomia no Estado de Mato Grosso do Sul, teve sua primeira turma formada em 2006, perfazendo um total exato de 100 bacharelados no Estado até o presente momento, segundo dados da coordenação do curso de Biblioteconomia do IESF.
Isso sugere que a biblioteconomia sul-mato-grossense teve um amadurecimento em 3 anos, caminhando quando deveria engatinhar, se for levada em conta sua idade.
Nessa perspectiva, o mérito das 3 estrelas da Biblioteconomia se multiplicam em centenas de outras estrelas que formam a classe bibliotecária de Mato Grosso do Sul. Mesclam-se com profissionais de outros estados, que vem contribuir com seus conhecimentos, aprimorando as teorias e práticas dos que aqui atuam.
De professores do curso a profissionais em unidades de informação, que possibilitam diariamente o reconhecimento profissional por parte da sociedade, ainda com a imagem ultrapassada do profissional da informação e de sua “utilidade”.
Houve muitas conquistas ao longo do tempo, e em minha opinião, toda a área biblioteconômica no Estado está em um momento singular, que deve ser aproveitado. O reconhecimento está existindo, e precisamos conquistar mais vitórias. Paralelo a isso, existem desafios, que precisam ser superados, e que espero que sejam vencidos sim.
Por isso, esse breve texto é pra dizer: Parabéns a todos os bibliotecários que buscam possibilitar o acesso à informação para o povo de Mato Grosso do Sul. As verdadeiras estrelas são vocês!!!

Contribuição: Prof. Rodrigo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente,opine.