sábado, 28 de novembro de 2009

Um pouco de Ética faz bem

Me desculpem se o texto é extenso, mas creio ser pertinente a abordagem, não só no âmbito da Biblioteconomia, mas em todas as esferas da nossa vida, enquanto seres sociais.

O tema “Ética” está cotidianamente sendo mencionada no mundo do trabalho e se fixando como premissa fundamental para o bom desenvolvimento das atividades que cercam o meio ao qual os indivíduos estão inseridos. Porém, o assunto se faz pertinente, mais do que nunca, para que a sociedade como um todo resgate seus princípios regentes da boa conduta. Para compreender a importância do assunto, faz-se necessário entender seus fundamentos.
A palavra Ética vem do termo “Ethos” que designa a ciência que busca elucidar questões relacionadas ao modo de ser, caráter, costume dos indivíduos. Tem também laços com a filosofia grega, que a define como “morada do homem”. Em linhas gerais, a Ética permeia os costumes e virtudes do ser humano e sua conduta em relação à coletividade e ao próprio ser.
Os fundamentos essenciais, aceitos pelos estudiosos, ficam concentrados em duas linhas: A primeira está fundamentada na conduta do ser humano, e este passa a ser o eixo norteador, pensando-se sempre em seu favor. A segunda linha ressalta a conduta do ser e seu comprometimento com o as outras pessoas do ambiente em que vive.
O fato de buscar o equilíbrio entre a coletividade e a subjetividade (individualidade) é o que faz da Ética um assunto a ser pensado com muito cuidado, pois a conduta do ser deve estar pautada na compreensão do bem diretamente relacionada ao seu bem-estar e ao bem-estar dos outros indivíduos.
A prática do bem e da justiça requer dos indivíduos o respeito às Leis que regem a sociedade e a preocupação que cada um tem em segui-las. Saber como agir em relação aos outros pode ser considerada a indagação principal que os indivíduos precisam entender.
Os fundamentos da Ética oriundos de Sócrates retratam que o bem, através da prática das virtudes, é decorrência do saber que o indivíduo possui. Segundo ele, a maldade é resultado da ignorância, e esta pode ser combatida através da apropriação de conhecimento.
Ao reportar a Aristóteles, observa-se que o pensador trata a prática do bem como caminho da felicidade e por isso deve ser praticada como ideal, e com o uso da racionalidade. Enfatiza a necessidade de materializar, através de ações, a conduta virtuosa como forma de alcançar sua plenitude.
No que se refere a Platão, percebe-se que ele buscou na “Ética das virtudes” as funções da alma, onde cada parte da alma está ligada a uma virtude e a uma função especial, como por exemplo, a inteligência ligada à sabedoria.
No que tange a Ética epicurista, defende-se que o que importa é a felicidade através do prazer e é isso que se deve buscar. Epicuro traz uma ética centrada no indivíduo, e que este deve ser o objeto de busca do bem. Considerada uma idéia egoísta e individualista, a Ética epicurista preocupa-se com o bem-estar e com a virtude do próprio ser.
Contrariamente à Ética epicurista, a Ética estóica preconiza a abolição dos afetos e prazeres, destacando a virtude por meio da razão. Segundo esse pensamento, o ser humano não precisa dos afetos, pois a própria virtude já basta para completar sua existência, e que os afetos prejudicam o correto andamento da conduta ética.
A partir das idéias iniciais que fundamentam a Ética, muitos pensadores buscaram, de acordo com suas vivências e percepções, compreender a questão ética partindo da investigação da vida do ser humano, permitindo assim a evolução das concepções que outrora se fixaram. Destacam Bérgson, Scheler, Hartmann e Wagner. Outros, investigando a Ética da conduta humana, podem ser citados por suas contribuições, como: Kant, Hobbes, Locke etc.
Ao considerar o exposto, infere-se que a Ética e suas premissas precisam ser inseridas como regentes da conduta humana e se fixar nos indivíduos como norteadora de suas ações, fazendo com que a balança entre individual e coletivo possa ser equilibrada tendo como peso a prática do bem e da justiça.
Assim, os fundamentos da Ética contribuem para o contínuo desenvolvimento da sociedade, e garante o bem-estar de todos, desde que todos a internalizem e a pratiquem, inserindo-a em seu cotidiano.

VISUALIZE OU FAÇA COMENTÁRIOS: CLIQUE AQUI

3 comentários:

  1. Oi Elder, está vendo só? Cada vez que passo por aqui, me deparo com textos excelentes assim como esse sobre ética. Tão necessário sempre e em todas as esferas da sociedade, não é mesmo? Amigo, diante disso, só posso te ofertar mais um presentinho. Dá uma passada em meu blog pra pegar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Hola Elder, de acuerdo con tu reflexión!!! Más que bibliotecarios, somos seres sociales.

    Por ello tenemos conductas morales en el intercambio con el ambiente y todas las relaciones que se generan en este.

    Hoy día , la ética se ha desvirtuado grandemente. Algunos atribuyen este resquebrajamiento al adelanto científico-tecnológico. En verdad, la tecnología suprime una parte considerable del acercamiento directo entre los sujetos, pero no podemos afirmar categóricamente que el desarrollo tecnológico sea en sí mismo la causa para la desvalorización de los deberes morales y sociales del individuo, aunque en muchas ocasiones se manifiesta como una inquietud dentro de los procesos personales para con la comunidad.

    En nuestra disciplina el problema de los códigos de ética puede ser que se orientan a que el profesional de la información perfeccione las relaciones entre ellos y los usuarios, pero no siempre se valora la calidad del profesional, incluso se desconocen, en muchas ocasiones, sus aptitudes idóneas, un aspecto fundamental para determinar el área de trabajo según sus aptitudes y que garantizaría un mejor rendimiento en el ejercicio profesional. Se trata de conocer la fuerza laborar disponible, para de esta forma poder cumplir adecuadamente nuestra planificación estratégica.

    El código de ética no se resume entonces en el jefe que redacta el documento y lucha porque se cumpla, sino en la unidad central por garantizar que el capital humano del que dispone . Entonces, si somos eficientes desde los puntos de vistas científico, social, económico, cultural y político , creo que ya vamos cumpliendo con nuestro código de ética como profesionales y seres sociales.

    Un abrazo,

    Yadira

    ResponderExcluir
  3. Olá Roseli e Yadira!!
    Fico feliz em vê-las por aqui.
    À Roseli, agradeço mais uma vez por outro presente, você sempre atenciosa. E seu blog está sempre inovador, nossa, sempre visito.
    Bem, sobre o tema, falar em Éica parece até um clichê, como se não necessitasse lembrar.
    Mas ao observamos o dia-a-dia vemos que a Ética em muitos casos é somente uma palavra nas falácias de alguns.
    Ética, assim como falar de Moral, não abordada aqui, mas sem dúvida ligada, é aquele remédio esquecido que se fosse de fato utilizada por todos, muitos problemas não existiiam.
    Então, falar de Moral e Ética pode até doer, mas deve ser lembrada sempre.
    É o que acredito.

    Elder Lopes Barboza

    ResponderExcluir

Comente,opine.