sábado, 12 de dezembro de 2009

Causos e casos na biblioteca: fatos sem explicação (?!)

Desde o começo de minhas postagens mantive a esfera de abordagem de uma maneira ampla sobre a Biblioteconomia, sem me prender ao espaço físico da biblioteca. Pois bem, considerando o encerramento de mais um ano letivo, nesta postagem comentarei alguns fatos que acontecem nas bibliotecas e, acredito, aconteceu muito nas bibliotecas pelo mundo afora. Nem Freud explica, mas me ajudem a entender.
Primeiramente, algo que não me sai do pensamento: por que o usuário sempre escolhe sentar no lugar (às vezes no único lugar) onde a lâmpada está desligada? É inacreditável!!! Como eles escolhem aquele lugarzinho escuro para ler, que não estimula ninguém em sã consciência a ficar lá?
Também tem o famoso celular que, embora inúmeros pedidos e avisos, insistem em tocar dentro da biblioteca. Mas esse não é o grande problema. O problema é o individuo atender o celular e não ter o desconfiômetro de se retirar. Sem contar aqueles que falam tão alto que nem precisam usar o telefone para chamadas locais, pois a outra pessoa consegue ouvi-lo, de tão alto que fala.
Outro fenômeno comportamental: jogue o lixo no lixo! Frase simples, mensagem direta, às vezes se torna até clichê. Entretanto, toda vez que se passa pelas mesas, cabines individuais, salas de estudo em grupo, e cyber (no meu caso), encontra-se de todo tipo de lixo. De “errorex” à “Jontex”!! (sem exageros). Mas o detalhe é a quantidade de lixeira disponível e distribuída pelo ambiente. Atrevo-me a dizer que no meu caso tem mais lixeira que lixo. E mesmo assim insistem em jogar no chão ou deixar sobre a mesa!!
Tem também um fenômeno incrível: a data de devolução. “Era para devolver quando??” é o que se houve nos balcões. E o atendente muito educado responde: “Olhe no final do livro onde está escrito ‘devolver em’... “, ou então” lembra daquele comprovante que te entreguei, pois é, a data está nele”.
Ai!! Lembrei!! A incrível situação que me lembra um loja. O indivíduo chega ao balcão de atendimento, no caso do acervo fechado, e pede: “Você tem introdução à administração?”. Resposta: “Temos”. Ele aumenta: “Pega também pra mim o manual de C++”. O atendente pega o livrinho fino. E pra fechar a cota (hoje ele está bonzinho): “Pega aquele livro azul, grande, de 2400 páginas”. O atendente, muito prestativo e desenvolvendo sua função na sexta-feira fim do expediente, pega o livro causador de bursite. No final, o usuário diz: “Ah! Não vou levar nenhum, pega só um dicionário para eu consultar aqui mesmo”. Segura o atendente, por favor...
Fatos, casos, causos. O que me consola é não estar sozinho nessa!! Ah! Disso eu tenho certeza!!
Como solucionar esses fenômenos “para anormais” que assombram as bibliotecas? Eis a dúvida que não cala (a boca).
Quem tem outros fatos, caso e causos vivenciados, observados ou que escutou do antigo funcionário, fique à vontade para contar, exceto fatos mais, como direi, “censuráveis”, que devem se manter ocultos... Ou para contar nos eventos da área.

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3 comentários:

  1. Oi Elder,
    Estou rindo pois as situações são universais não é mesmo?
    Aqui na biblioteca onde trabalho, até uns seis meses atrás, tínhamos sete terminais de consultas e vivia vazio. É mais fácil perguntar direto pro auxiliar ou para a bibliotecária que sabe tudo né? E quando chega aquele aluno (ou professor) e lhe diz: Sabe aquele livro de capa vermelha que peguei outro dia? Então, pega de novo? Veja bem, num acervo de 60 mil livros falar pra pegar aquele livrinho de capa vermelha...É muito cômico mas as vezes se não estamos nos melhores dias, dá vontade de esganar, rsrs. Qualquer hora conto uns causos da minha biblioteca (que não são poucos).
    Bjs

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  2. Oi Roseli!!

    Sem dúvida, é o clássico, rs.
    Esse post vem retratar essas situações.
    Quando eu era acadêmico, fazia isso da cor do livro e de pedir vários de uma vez. Um dia a atendente me falou: "Quando você se formar, vai trabalhar em uma biblioteca de acervo fechado e vão fazer o mesmo com você". Não deu outra, rs.
    Agora entendi o por quê de ter uma disciplina de psicologia no curso!! Vai entendê-los...
    Beijos!!

    Elder Lopes Barboza

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  3. oi mininos xD
    beijinhos xD

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