quinta-feira, 22 de abril de 2010

Antes tarde do que nunca...

Noticia aguardada, não totalmente concretizada, mas que se pode comemorar.

O Projeto de Lei sobre a obrigatoriedade de haver bibliotecas escolares nas instituições de ensino no país passou pelo Senado e aguarda a sanção do presidente Lula.

Duas coisas a considerar: primeiro valendo-se das palavras do Senador Cristovam Buarque, como deixaram(Deputados) e deixamos (Bibliotecários) passar tanto tempo para que finalmente fosse concretizado este Projeto de Lei? Anos se passaram e isso parece mostrar o real (des)interesse de... alguém (ns).

Outro ponto é sobre constar no texto a exigência de haver ou não bibliotecários como os gestores dessas bibliotecas. Houve muito boato, uns dizendo que esse item estava no texto, outros dizendo que não estava, enfim. Não encontrei no texto inicial do Projeto nem no relatório final do Senado, apenas no Boletim do CFB e na fala da diretora da Biblioteca Central da UnB, Sely Sousa, conforme noticia da Agencia do Senado.

Caso alguém encontre o trecho mencionado, peço a gentileza de encaminharem para mim, estou ansioso em vê-lo.

Sabemos que não é fácil conquistas como esse Projeto de Lei, visto pela demora pela aprovação e pelo prazo estipulado para cumprir o exigido, por isso reconhecemos e parabenizamos os esforços dos envolvidos, como o Sistema CFB/CRB, representado pela bibliotecária Nêmora Rodrigues e pelo seus colaboradores.

Lembrando que o Projeto deixa claro que a biblioteca em questão é a Biblioteca Escolar, portanto bibliotecários, atualização. A Biblioteca Escolar é um mundo diferente, além das técnicas. Uma formação pedagógica é exigida bem como um perfil e gosto por tal ambiente. Lembro-me de uma professora na graduação, Pedagoga, que nos questionava se estávamos o mínimo preparados para atuar em Biblioteca Escolar. Ela tinha e tem razão em questionar. Repito: a Biblioteca Escolar é um mundo diferente, que causa estranhamento a muitos e de difícil adaptação.

Dez anos é o prazo. Muito tempo para se implementar o Projeto, e pouquíssimo tempo para as Escolas de Biblioteconomia do país adequarem seus currículos e fixarem efetivamente a formação pedagógica aos futuros bibliotecários.

Tempo...

Acesse os links para ver os artigos deste texto:
http://legis.senado.gov.br/mate-pdf/72146.pdf
http://legis.senado.gov.br/mate-pdf/75946.pdf
http://repositorio.cfb.org.br/bitstream/123456789/314/1/BoletimEspecial-PLC324.pdf
http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=%20100969&codAplicativo=2

VISUALIZE OU FAÇA COMENTÁRIOS, CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente,opine.