quinta-feira, 24 de junho de 2010

Sobram vagas para Bibliotecário: resultado do concurso do IFMS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nesta quinta-feira, 24, o resultado final do concurso público para técnicos-administrativos. Até o final do mês, está prevista a homologação no Diário Oficial da União.

Como eu previ, algumas vagas para Bibliotecário não foram preenchidas. Na vaga para a cidade de Coxim teve a gritante situação de não passar nenhum candidato à Bibliotecário, dos 13 (treze) inscritos.

Não vou citar a quantidade de inscritos para cada localidade, a quem quiser lembrar, veja aqui. Mas o fato de não preencherem as vagas chama a atenção, sobretudo na preparação que os candidatos estão fazendo.

O que me deixa triste é saber que tais vagas correm o risco de ficarem ociosas, tendo em vista que os candidatos classificados para outras localidades foram dentro das 2 (duas) vagas disponíveis, exceto Campo Grande, mas também não foram muitos os que obtiveram êxito.

Quero registrar aqui minhas felicitações aos aprovados. Tive o privilégio de conhecer a maioria, graduados e graduandos do IESF, única Instituição de Ensino Superior à oferecer o curso de Biblioteconomia no Estado de Mato Grosso do Sul. Posso dizer que de fato são merecedores dessa vitória, pois possuem bagagem intelectual suficiente para serem aprovados e desempenharem suas funções com competência e esmero.

Só lamento que por ora não tenham sido preenchidas todas as vagas para Bibliotecário, o que caracteriza um paradoxo e cala aqueles que dizem que não tem trabalho na área. Para que melhor exemplo que esse concurso, mostrando que trabalho tem, mas exige preparação sólida?

Para acessar o Edital com o resultado final, clique aqui.

Fonte: Site do IFMS. Disponível em: . Acesso em: 24 jun. 2010.

12 comentários:

  1. Oi Elder (bruxo! rs)...Parabéns pelo blog: cada vez melhor.
    Parabéns também aos aprovados. Como você diz, as peças serão mexidas né? Legal, isso dinamiza, dá vida, instiga mais mesmo!
    Bj ( e não se esqueça do "meu"/seu livro! rsrsrs)
    Tânia Brito

    ResponderExcluir
  2. Tania!!

    às vezes me assusto comigo mesmo. Será que sou vidente? Ou bruxo?? Nãoooo!!! rsrs!!

    Será bom para todos, e pra área também. Lembrando que ainda tivemos este ano o concurso da UFGD e UEMS, que darão um "tempero" a mais nesse cenário.
    Surpresas e novidades virão, aguardem!! (vidência novamente?!, rs!!)

    ResponderExcluir
  3. Oi Elder!
    Vc é bruxo e eu não estava sabendo? Vou marcar uma consulta com vc. rs

    ResponderExcluir
  4. Olá Lilian!!

    Viu, viu!!rsrs. E muitos duvidaram, rsrs. Porém, não precisa ser vidente para eu ver a felicidade e alívio que você está sentindo. Parabéns pela aprovação!! Você merece!!

    Novidades nos avise!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Elder. Ah, verdade. Estou muito feliz e aliviada.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Lilian... faremos uma visita em Aquidauana pois tenho muitos parentes por aí... Minha esposa não quis fazer em Coxim então acabei não fazendo o concurso. Abraços
    Daniel

    ResponderExcluir
  7. adorei saber. aguardo informações sobre curso a distancia ,pago ou grátis. agradeço .

    ResponderExcluir
  8. qualquer informação me informa pelo fatimamfms@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de um conselho sou bibliotecaria me formei em 2010 fiz pos graduação trabalhei em projetos provisorios, fiz estagios na area, e esta sendo muito dificil conseguir um emprego de bibliotecaria, pois ninguem dá chance, as pessoas tem uma holistica que eu não consigo compreender acham por que voce é recem formada não tem capacidade, tenho 35 anos, já trabalhie como recepcionista, secretaria, vendedora... E outra coisa que me causa encomodo as pessoas não gostam de bibliotecarios que sabem se posicionar, que conhece seu trabalho e busca criar ferramentas para dissiminar e facilitar a vida de seus usuarios, pior a intolenrancia parte principalmente dos profissionais mas antigos no ramo, claro não posso generalizar, mas gostaria de saber outra coisa por que existe bibliotecarios tão submissos e com isto a nova geração irá carregar este fardo, não podemos nos submeter aos caprichos das empresas, em outro pais o bibliotecario é super respeitado tem chance e outros estados( como no proprio Brasil) o bibliotecario consegue chance de trabalho (priciplamente recem formados) e no RJ só faltam dizer que voce é incapaz de fazer isto é recm formada. E enquanto os farmandos são massacrados, existe varios profissionais que se encontram nas bibliotecas, setores de pesquisa.... fazendo nosso trabalho.

    Alguém por gentileza pode me explicar isto, ou será que terei que buscar um psicoterapeuta, ou pior mudar de profissão já que não me dão chance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  10. jussiele
    eu não entendi nada eu queve o resulta de da minha tia e não consigo ver:

    xatuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  11. O importante é estar aberto e criando possibilidades. O primeiro emprego ( e os outros) dependem da articulação e conhecimento acumulados desde o primeiro dia de curso. Evidentemente alguns lugares do país e nichos de trabalho são mais concorridos ou com maiores exigências que outros, por isso, defina suas opções. Seria viável um primeiro emprego em uma cidade do interior? Eu estaria disposto(a) a trabalhar voluntariamente em uma biblioteca para adquirir experiência? Preciso ir nos eventos da área e fazer contato com diversos profissionais? Eu poderia me dedicar mais aos estudos para fazer um concurso e passar? Sâo perguntas a fazer. Para crescer, temos que criar condições.

    Obrigado a todos pelos comentários, lembrando que comentários ofensivos serão exluidos.

    Att.

    Elder.

    ResponderExcluir

Comente,opine.