segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Biblioteca da UFMS oferece treinamento em bases de dados internacional

Acadêmicos, pós-graduandos, professores e pesquisadores da UFMS poderão participar de um treinamento nas bases de dados Science Direct, Scopus e Engneering Village Compendex, consideradas das mais completas bases internacionais, para quem busca informações nas áreas científicas, tecnológica e médica. O curso será ministrado pelo instrutor da RSO Latin América Elsevier Vagner Alves no dia 18 de agosto, das 14 às 18 horas, na Sala de Treinamento da Biblioteca Central [Campo Grande, MS], de forma aberta e gratuita.

Segundo o instrutor da Elsevier, a proposta do treinamento é fornecer uma visão geral sobre como essas bases de dados podem ajudar a resolver questões presentes no dia a dia do pesquisador, ou a buscar informações científicas, avaliar se um determinado autor tem vasto material publicado e ainda atualizá-los quanto aos últimos updates nas bases. Maiores informações na Divisão de Acesso à Informação, com Alessandra Borgo, 3345- 7178. Veja os conteúdos oferecidos pelas bases de dados:

Science Direct

Coleção eletrônica de textos completos provenientes de mais de 2.000 revistas científicas Elsevier, com mais de 10 milhões de artigos nas áreas científica, tecnológica e médica, representando aproximadamente 25% da produção científica mundial.

O Science Direct ainda oferece aos seus usuários livros eletrônicos, séries de livros, manuais e enciclopédias em diversas áreas do conhecimento, com acesso rápido e confiável a descobertas relevantes e análises. Em constante expansão, a coleção de livros no Science Direct vem facilitar o acesso mais abrangente a informações técnicas e científicas.

E para ajudar a aumentar a sua produtividade e ainda mantê-lo constantemente atualizado, o Science Direct possui uma série de ferramentas de fácil uso, como alertas por e-mail e recursos de personalização.

www.sciencedirect.com / www.info.sciencedirect.com

Scopus

É a maior base de resumos e referências bibliográficas de literatura científica revisada por pares, com mais de 18.000 títulos de 5.000 editoras internacionais. Scopus permite uma visão multidisciplinar da ciência e integra todas as fontes relevantes para a pesquisa básica, aplicada e inovação tecnológica através de patentes, fontes da web de conteúdo científico, periódicos de acesso aberto, memórias de congressos e conferências. É atualizado diariamente e contém os Articles in Press de mais de 3.000 revistas.

Scopus é hoje a melhor ferramenta para estudos bibliométricos e avaliações de produção científica, não apenas por seu incomparável conteúdo, mas também por ser a única base que reúne as ferramentas adequadas, tais como: perfil de autor, perfil de instituição, rastreador de citações, índice h e analisador de periódicos.

www.scopus.com / www.info.scopus.com

Engneering Village - Compendex

A plataforma Engineering Village proporciona acesso integrado a diversas bases de dados especializadas que atendem às Engenharias e áreas correlatas, como Física, Geociências e Petróleo e Gás natural. As bases Compendex, Inspec, NTIS, Ei Patents, Referex, Encompass, GeoRef e GeoBase formam um conjunto de ferramentas referenciais e em texto completo, integrando a literatura científica e patentes para apoiar o processo de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Com recursos personalizados o Engineering Village permite salvar buscas, compartilhar resultados e criar alertas de e-mail. ww.engineeringvillage.com / www.ei.org


Márcia Meggiolaro /Biblioteca Central


Fonte: Site UFMS. Disponível em: http://www-nt.ufms.br/news/view/id/971 . Acesso em: 16 ago. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente,opine.