domingo, 19 de dezembro de 2010

Concurso IFMS: estatística de inscritos e curiosidades


Dia 19/12 (DOMINGO) foi a data da prova do concurso do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, que oferecia vagas pra Bibliotecário (2 vagas para Coxim e 1 vaga para Aquidauana). Analisando a estatística de inscritos para Bibliotecário, divulgada por meio de edital pode-se ver que os inscritos para Bibliotecário priorizaram o local onde oferecia mais vagas. Do total de 51 inscritos, 36 candidatos escolheram a cidade de Coxim, e 15 candidatos escolheram a cidade de Aquidauana.

Conversando com alguns candidatos, os mesmos alegaram que a escolha se deu pela quantidade de vagas oferecidas, e também pela concorrência, tendo em vista que Aquidauana, por ser próxima de Campo Grande, poderia ter muito mais inscritos. O fato foi ao contrário, como pode ser visto.
Um detalhe nesse enredo é a possibilidade de ter mais 1 vaga para Aquidauana, oriundo do concurso anterior, e que imagino não suprir a vaga com o aprovado daquele certame. Com isso, posso me atrever ao dizer que os 15 inscritos em Aquidauana estão concorrendo a 2 vagas, dando uma concorrência de 7,5 por vaga, muito menor que Coxim.

Como digo: Concurso é sempre uma caixinha de surpresas!!! Os concursos do IFMS tem dessas ironias!!!

Ah! Um detalhe neste edital: Colocaram o logotipo oficial da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em um documento do IFMS ( Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). É um mistério que ainda não desvendei. Fiz questão de destacar a "proeza".

6 comentários:

  1. Olá Elder!
    Primeiramente, ho ho ho! feliz natal!!!

    Quanto ao post, muito bacana!
    Concursos, sem dúvida, uma caixinha de surpresa... por isso devemos nos preparar com o máximo de cautela!

    bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Lu!!

    Feliz e abençoado Natal pra vc tb!!

    Verdade. Os editais as vezes nos pegam. Questões como cadastro de reserva, atribuições, forma de calculo da nota, nota de corte da redação, tudo isso tem de estar atento para não haver frustrações. Afinal, um concurso demanda investimento, de tempo, financeiro, psicologico.
    Enfim, tem que ler o edital, conhecer a cidade para onde vai fazer a prova e para onde é a vaga, e se preparar.

    Um abraço,

    Elder

    ResponderExcluir
  3. Oi Elder! Ando sumida mas sempre que dá passo por aqui. Amei sua árvore de Natal! Bem bolada. Desejo um Natal bem feliz pra você e que 2011 chegue trazendo brisas de renovação e realizações.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Roseli!!

    Agradeço a visita.

    Obrigado, e que seus votos se multipliquem para nós.

    Feliz Natal e ótimo Ano Novo!!


    Elder

    ResponderExcluir
  5. Elder!!

    Se aproxima el Nuevo Año! Con él, nuevas metas, conclusiones de aquellas que quedaron pendientes..

    Espero, continúes iluminando con tus ideas, a todos, los que como tu, amamos lo que a diario hacemos, sin importar fronteras geográficas e idiomáticas!

    Próspero 2011!!!

    Abrazos,
    Yadira

    ResponderExcluir
  6. Gracias, Yadira!
    Es um placer su visita en mi Blog!

    2011 el año de muchas cosas buenas, en todos los sentidos. Por eso, los 365 dias tienen que ser disfrutados.

    Un abrazo,

    Elder

    ResponderExcluir

Comente,opine.