sábado, 9 de janeiro de 2010

Audiolivros e e-books: opções de acesso ao conhecimento


Olá Amigos!!

Espero que todos tenham comemorado bastante nos festejos de fim de ano e que 2010 seja maravilhoso e produtivo.

Iniciando os trabalhos neste ano trago um texto leve sobre as opções ora trabalhadas pelas companhias ligadas aos livros. Trata-se dos audiolivros e e-books, produtos que contribuem para diminuir as lacunas entre indivíduo e leitura.

Os audiolivros vem resgatar a oralidade perdida da contação de histórias, outrora praticada nas famílias e que não deveriam ter se perdido ao longo dos anos. Agora, com roupagem moderna, essa opção de leitura ajuda aqueles que não têm tempo de sentar e apreciar um livro tradicional, ou mesmo tornam-se opção para quem perde tempo nas grandes cidades.

Os audiolivros ganharam também novas opções de armazenamento, graças ao dinamismo das mídias, que vai do mp3, mp4, mp..., celulares, etc. O livro ganhou praticidade e tem a possibilidade de dividir espaços com outros afazeres. Para as pessoas consideradas multitarefas, por exemplo, limpar casa ao mesmo tempo em que lê, ou melhor, ouve os romances de nossa literatura vira hábito absolutamente normal e possível.

Na mesma onda estão os e-books, os livros eletrônicos, cujo foco ainda se mantém mais no suporte do que propriamente nas opções de conteúdo. A cada dia sai um novo e-reader, leitor de livros eletrônicos, e nos últimos meses, tornou-se um verdadeiro laboratório. Por enquanto o que se tem mesmo é a tela do computador, e o cansaço da visão após horas lendo um e-book. Nada definitivo e que valha a pena investir, nem mesmo o badalado Kindle da Amazon.

Particularmente, não coloco tanta expectativa nos e-books. Aposto nos audiolivros. Os audiolivros estão ganhando notoriedade, abraçados pelas empresas que investem no produto através de narradores famosos, celebridades como autores, jornalistas e atores. As opções de aquisição também são mais práticas e baratas, e a variedade de títulos e língua portuguesa também é um enorme diferencial.

A torcida é para que tanto e-books quanto audiolivros se fixem como opções. Afinal, o suporte não é tão importante como o conteúdo. O importante é disseminar a cultura de conhecimento ao maior número de pessoas, seja pela visão ou audição.

Aguardemos os próximos capítulos...

VISUALIZE OU FAÇA COMENTÁRIOS: CLIQUE AQUI