quarta-feira, 31 de março de 2010

Considerações para o dia do Bibliotecário

Antes de iniciar minha postagem, quero agradecer aos amigos pela lembrança e votos de felicidades em virtude de meu 22º aniversário (11/03), expressados pessoalmente, por ligações, mensagens de celular, e-mails e recados no orkut. Obrigado, mesmo!!! Vocês são muito especiais para mim!! Por diferença de um dia não nasci no dia do Bibliotecário, profissão que me alegra e motiva. Também peço desculpas pela ausência nas últimas semanas em virtude das mudanças no campo profissional e pessoal.

Dia 12, o tão comemorado dia em que bibliotecários congregam e comemoram a data reservada ao profissional da informação. Muitos eventos, cursos, homenagens e tudo o que a criatividade possa permitir para esta data. O dia também é momento de reflexão. Reflexão sobre nossas práticas durante o ano que passou, sobre as contribuições ou omissões que tivemos para área e para a sociedade, para o nosso público ou mesmo entre os colegas.

Um ano se passou do evento em comemoração ao Dia do Bibliotecário na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, fruto do esforço de colegas que se mobilizaram para trazer autoridades ligadas à área e a classe política, visando elevar a participação e reconhecimento da área, bem como a valorização do profissional e das bibliotecas do Estado.

Lembro-me que a quantidade de bibliotecários que participaram da audiência pública não representava nem a metade do total de profissionais existentes no Estado, ou mesmo, na cidade de Campo Grande, fato observado pelo proponente do evento.
Também recordo da pauta de discussão que resultou em uma carta de intenções conhecida pelos participantes, com objetivos e metas a serem alcançadas durante o(s) ano(s), a partir da data de 12 de março de 2009.

Voltando ao momento de reflexão, vejamos se conseguimos alcançar tais objetivos e metas, se contribuímos para que elas fossem alcançadas.

Acesse a carta de intenções, clique aqui.

Este ano foi organizado novo evento, e de acordo com fontes próximas, a quantidade foi reduzida. É lamentável, sobretudo quando depende-se de disposição política e esta ao ver que os próprios profissionais não estão apoiando a causa podem desanimar em contribuir.

Sei que para alguns é complicado, principalmente quando se trata de bibliotecários que estão fora da capital. O que não podemos, para nosso próprio bem, é deixar que a rotina, o desânimo e o comodismo nos impeça de elevar a nossa profissão.

VISUALIZE OU FAÇA COMENTÁRIOS, CLIQUE AQUI