quarta-feira, 14 de abril de 2010

Considerações sobre o evento “MS em Letras: Encontro Regional de Livro e Leitura”

Tive a oportunidade de participar do Encontro Regional de Livro e Leitura, através do evento “MS em Letras”, divulgado anteriormente aqui no blog. Com participação efetiva de educadores e agentes de cultura, o evento se destacou em quantidade e qualidade, além de ter se tornado um marco histórico para os caminhos do livro, da leitura, das bibliotecas e da educação como um todo.

Não costumo “superlativar” adjetivos a tais eventos, pois se sabe que entre o que está no papel e o que de fato se faz tem uma distância grande, porém não posso olhar com descrédito ou ceticismo exagerado os potenciais efeitos que este encontro poderá causar.

Através de decreto assinado pelo governador do Estado, André Puccinelli, Grosso do Sul se tornou o primeiro Estado brasileiro a instituir oficialmente o Plano Estadual de Livro e Leitura (PELL), que determina um prazo de três meses para começar a executá-lo, bem como motivar cada município sul-mato-grossense a instituir o Plano Municipal de Livro e Leitura (PMLL). Com isso, objetiva-se fortalecer as cadeias produtiva, criativa e mediadora da leitura e do livro.

Houve também, dentro do evento, o Fórum Mais Livro Mais Leitura , que contou com a participação de Maria Helena Signorelli, da Coordenação-Geral de Economia e Política do Livro do MinC; Zoara Failla, gerente executiva de Projetos do Instituto Pró-Livro; e José Castilho Marques Neto, secretário executivo do PNLL.

A Secretaria de Estado de Educação (SED) e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul estabelecerão, em portaria conjunta, o Calendário Anual de Atividades e Eventos do PELL-MS e o Mapa de Projetos e Ações que deverão ser executados no respectivo exercício.

É claro que todo esse movimento dependerá da cooperação de vários atores, como empresas, universidades, educação básica, Secretaria Estadual de Educação, Secretarias municipais de educação, sociedade civil organizada, poder público, educadores, agentes de cultura, e quem mais possa contribuir.

Para não prolongar este texto, em outra oportunidade destacarei alguns pontos expostos no evento.

VISUALIZE OU FAÇA COMENTÁRIOS, CLIQUE AQUI.

Fonte: Boletim PNLL nº 202 - 12 a 18/04/2010
Portal MS.