quarta-feira, 23 de março de 2011

Biblioteconomia à distância na UNEB e UFBA

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba) estão estudando a criação de um curso de Biblioteconomia, na modalidade à distância, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). A proposta foi tratada durante abertura da I Semana do Bibliotecário, em Salvador.

A escassez de profissionais habilitados no Estado da Bahia é o motivo pela demanda do curso à distância. Essa demanda por profissionais bibliotecários tem impulsionado o interesse pela oferta de cursos de Biblioteconomia na modalidade à distâncias nas várias regiões brasileiras.

O Conselho Federal de Biblioteconomia, em parceria com a Capes, vem estabelecendo os caminhos para a realização dessa proposta. Vale salientar que a proposta de oferecer o curso à distância vem somar à Lei nº 12.244, 24 de Maio de 2010, que trata da universalização das bibliotecas nas instituições de ensino brasileiras.

Grandes passos, a médio e longo prazo, trarão resultados importantes para a Biblioteconomia e para a educação brasileira. Pelo menos é isso que se espera.

Fonte: Site UNEB. Disponível em: http://www.uneb.br/2011/03/16/uneb-e-ufba-querem-criar-curso-de-biblioteconomia-na-modalidade-ead/. Acesso em: 23 mar. 2011.

2 comentários:

  1. A escassez de profissional habilitado? Como assim? Então há profissionais não habilitados em diversas áreas do saber não?

    ResponderExcluir
  2. A tal escassez passa pela questão da expansão da universidade ao interior dos Estados. Um processo que começa com o estudante indo ao grandes centros fazer o curso, e após se formar, existe certa resistencia desse, agora profissional, assumir vagas em cidades do interior, não propriamente sua cidade natal. Isso contribui sim na falta de profissionais habilitados.
    Outra questão é que há setores onde a vaga a ser ocupada pelo bibliotecária está com outros profissionais, que por seus longos anos no setor se consideram melhores que o profissional. Isso acontece muito em bibliotecas públicas e escolares.
    Fatos como esse, ao serem somados, mostram a falta de profissionais bibliotecários no país e a urgência de solução para esses diversos problemas.

    ResponderExcluir

Comente,opine.