sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Anais do CBBD 2011


O XXIV CBBD (Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação), ocorrido de 7 a 10 de agosto de 2011 em Maceió - AL, proporcionou a seus participantes o contato com pesquisas, práticas, e desenvolvimento de produtos e serviços relacionados às bibliotecas, sistemas de informação, documentação e redes de bibliotecas no Brasil e do exterior, no contexto da sociedade da informação e do conhecimento.

Infelizmente não pude participar do evento este ano, mas fico feliz pelos que participaram, bem como aqueles que publicaram seus trabalhos, desde relatos de experiências a trabalhos técnico-científicos, na forma de apresentação oral ou pôster.

O Anais do evento já está disponível e pode ser acessado no seguinte link: http://febab.org.br/congressos/index.php/cbbd/xxiv/search

Dentre eles, quero destacar e parabenizar os colegas bibliotecários de Mato Grosso do Sul que sempre publicam e apresentam seus trabalhos nos vários eventos da área, bem como em áreas afins. Nesta ocasião, colegas do IESF e da UFMS publicaram seus artigos e relatos. Parabéns à Lilian Aguilar Teixeira, Lúcia Regina Vianna Oliveira (colegas de UFMS), Janine Aparecida Ferreira de Souza, Ana Paula Soares, Ana Catarina Cortêz de Araujo(colegas de IESF).

Segue os links dos trabalhos publicados de colegas do MS para que possam lê-los:

http://febab.org.br/congressos/index.php/cbbd/xxiv/paper/view/293/476

http://febab.org.br/congressos/index.php/cbbd/xxiv/paper/view/592/293

http://febab.org.br/congressos/index.php/cbbd/xxiv/paper/view/631/602

Se eu tiver esquecido de alguém, por favor, me comuniquem.

Sucesso a todos e que continuem empenhados na missão.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Guia de referências bibliográficas da história de MT e MS

A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, por meio do Arquivo Público Estadual, está desenvolvendo pesquisa de campo para subsidiar o “Guia de Referências Bibliográficas” da história de Mato Grosso antes da divisão e de Mato Grosso do Sul. Após sua conclusão o Guia vai proporcionar à pesquisa formal e informal subsídios que facilitem a busca e o acesso às fontes de pesquisa.

O projeto, iniciado em abril deste ano, já fez levantamento de aproximadamente 400 títulos de acervos específicos, como Erva Mate, do especialista em História Regional Henrique Spengler, e na biblioteca da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), única no Estado com mestrado e doutorado em História.

Uma equipe de historiadores do Arquivo Público, com o bibliotecário Victor de Carvalho Gonçalves, que acompanha voluntariamente o projeto, esteve no mês de julho em Corumbá e retorna neste mês de agosto à região para mais uma etapa do projeto.

O acervo encontrado em Corumbá foi surpreendente, segundo a coordenadora do Arquivo Público, Lira Dequech, por ter uma quantidade significativa de títulos raros referentes à história regional. “Iniciamos o levantamento na biblioteca da Casa de Cultura Luis Albuquerque e tivemos uma grata surpresa ao encontrar inúmeras obras que vão compor nosso guia”, salientou a coordenadora.

Fonte: Campo Grande News. Disponível em: http://www.campograndenews.com.br/entretenimento/cultura/fcms-prepara-guia-de-referencias-bibliograficas-da-historia-de-mt-e-ms

MPF recebe inscrições para estágio em Biblioteconomia

Termina amanhã (10/08), às 17h, o prazo de inscrições ao processo seletivo para interessados em ser estagiário do MPF (Ministério Público Federal) em Mato Grosso do Sul. Podem se inscrever universitários de três áreas: Biblioteconomia, Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, e Informática.

Para participar, é preciso ser aluno de instituições conveniadas com o MPF. O candidato deve ter concluído, pelo menos, 40% da carga horária ou dos créditos necessários para conclusão do curso superior. Candidatos que terminam a graduação no segundo semestre de 2011 ou no primeiro semestre de 2012 não podem participar do certame.

A carga horária de 20 horas semanais e bolsa de R$ 800, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 7,00 por dia efetivamente trabalhado. A duração do estágio é de até um ano, podendo ser prorrogado ao limite de dois anos.

Como se inscrever- Os acadêmicos interessados em concorrer às vagas de estágio deverão realizar a pré-inscrição exclusivamente pela internet. Para tanto, o candidato deve preencher a Ficha de Inscrição para Estágio, disponibilizada no link http://www.prms.mpf.gov.br/pre-inscricao/webCadastro.php, no site da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul.

Mais informações pelo telefone (67) 3312-7220.

Fonte: Campo Grande News. Disponível em: http://www.campograndenews.com.br/cidades/empregos/mpf-recebe-ate-amanha-inscricoes-para-estagio-em-tres-areas