segunda-feira, 19 de março de 2012

4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação


por Karla Vidal

O Núcleo de Estudos em Hipertexto e Tecnologias na Educação da Universidade Federal de Pernambuco (NEHTE/UFPE) e o Grupo Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional (CCTE/UFPE) promovem a quarta edição do Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. Realizado através de parceria entre a Pós-Graduação em Letras e a Pós-Graduação em Ciências da Computação, o evento acontece entre os dias 13 e 15 de novembro deste ano no Centro de Convenções da Universidade.

Mais uma vez o Simpósio Hipertexto abre espaço para apresentação de pesquisas empreendidas em diferentes áreas do conhecimento científico, sendo eixo central dos debates a relação entre Hipertexto e Educação. Com espaço consolidado na agenda nacional de eventos científicos, a quarta edição do Simpósio vem ratificar o seu objetivo de ampliar a discussão e estimular a troca de experiências entre pesquisadores, no Brasil e no exterior.

Com o tema Comunidades e Aprendizagem em Rede o evento de periodicidade bienal é dirigido a professores, alunos e pesquisadores. Além de conferências, mesas-redondas e as sessões de comunicação e pôsteres digitais, também estão programados lançamentos de livros e atividades multiculturais.

Na ocasião estarão presentes estudantes, professores e profissionais ligados às áreas de Letras, Educação, Comunicação e Informática de diversas universidades. Entre os participantes confirmados estão os pesquisadores franceses Imad Saleh e Philipe Bootz, ambos do Departamento de Hipermídia e Comunicação da Université Paris 8, na França. O corpo de pesquisadores brasileiros é composto por nomes como Lúcia Santaella (PUC/SP), João Mattar (Universidade Anhembi Morumbi/SP) e Romero Tori (USP/SP), além dos coordenadores Antônio Carlos Xavier (Nehte/UFPE) e Alex Sandro Gomes (Cin/UFPE).

INSCRIÇÕES – As inscrições para apresentação de trabalhos no 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação já estão abertas e podem ser realizada no site do evento, disponível para acesso no endereço eletrônico http://www.hipertexto2012.com.br.

Os interessados podem efetuar inscrição nas modalidades: sessão de comunicação (pesquisadores e estudantes de pós-graduação) e; pôsteres (exclusivo para estudantes de graduação). Haverá premiação para o melhor pôster apresentado entre os alunos de graduação.

Como forma de estímulo à divulgação de pesquisas e experiência vividas em sala de aula, secretarias de educação e instituições de ensino poderão realizar inscrições de grupos de pesquisadores. Grupos com mais de dez inscritos receberão descontos proporcionais nas taxas de inscrição, oferecidos pela organização do evento.

Mais Informações:
Website: http://www.hipertexto2012.com.br
Email: simposiohipertexto@gmail.com


Colaboração: Luciana Costa. Grupo Bibliotecários PB.