quinta-feira, 1 de novembro de 2012

ABRAINFO - Associação Brasileira de Profissionais da Informação


(Convite ABRAINFO - Clique para ampliar a imagem)

Tem acontecido discussões (virtuais e presenciais) tendo como assunto a criação da ABRAINFO - Associação Brasileira de Profissionais da Informação, entidade que reuniria os profissionais da informação em suas amplas formações, e daria peso ao movimento associativo, hoje dificultosamente desenvolvido pelas associações e sindicatos de bibliotecários nos estados (alguns estados), tendo a FEBAB a nível nacional.

As particularidades desta ideia e a forma de atuação da nova entidade ainda está pouco divulgada e pouco conhecida entre os profissionais bibliotecários do país, o que vai na contramão da proposta de ser uma entidade representativa a nível nacional. Embora todos saibamos a dificuldade que é mobilizar pessoas para aderirem à discussão e contribuir na ideia, ainda falta consistência para dar a ela um corpo de associação brasileira.

Sou da opinião que toda tentativa é válida quando o objetivo é contribuir para o fortalecimento e expansão da classe bibliotecária, mesmo que esta afirmação seja interpretada como corporativista. Vejo com bons olhos uma associação brasileira de profissionais da informação encabeçadas e idealizadas por bibliotecários.

Fica o convite para quem puder participar, sendo importante a participação de bibliotecários de todos os estados da federação.

Ainda por falta de informações a respeito da ABRAINFO, postarei abaixo dois e-mails. O primeiro encaminhado à prof. Ana Paula, coordenadora do curso de Biblioteconomia do IESF, único curso de Biblioteconomia no Estado de Mato Grosso do Sul. O segundo é um e-mail enviado por William Okubo através do grupo de discussão Bibamigos. Posto estes e-mails para que você possa entender melhor sobre o assunto e fomentar o debate, bem como, expandir o o número de conhecedores do assunto em questão.

E-mail 1
--------------
Em 30 de outubro de 2012 21:12, ABRAINFO ASSOCIAÇÃO escreveu:

Ana Paula:

Provavelmente, você pôde acompanhar pelas redes sociais as discussões sobre representatividade profissional. Nessas conversas parece-me que é consenso entre os que participaram delas que não existem tantas barreiras entre os vários tipos de trabalho com Informação como se pensa. Isso, inclusive, está se refletindo no próprio ensino da Biblioteconomia. As ferramentas digitais aproximaram os arquivos, museus e bibliotecas.

A partir dessa constatação entendeu-se que nós, bibliotecários, poderíamos abrir um novo espaço de diálogo e de convergência. Para chegar a essa meta, considerou-se a necessidade de existir uma associações que pudesse reunir, amplamente, os profissionais de Informação - sem tantas divisões e tribos. Assim, com o trabalho incansável do nosso colega Briquet de Lemos, está sendo proposta a criação da ABRAINFO - Associação Brasileira de Profissionais da Informação.

Essa entidade de caráter nacional deverá reunir pessoas físicas que trabalhem na área da Informação, claramente os bibliotecários, mas também arquivistas e museólogos; e, ainda, engenheiros, linguistas e outros que inclusive dão aulas nos cursos de Biblioteconomia.

No próximo dia 23 de novembro vamos realizar a Assembléia para instituir essa entidade. É importante que essa iniciativa seja do conhecimento de todos os bibliotecários brasileiros. Por isso peço a sua ajuda para divulgar entre professores e alunos o convite anexo.
Grato.
Luís Milanesi
-----------------

E-mail 2
----------------
Pessoal, acho que agora vai.....


Quero lembrar que as primeiras discussões do que se propõe começaram aqui a partir de um e-mail do Briquet de Lemos e depois foram para o Facebook (onde vocês podem ver tudo que foi discutido em dois endereços: https://www.facebook.com/groups/126172034187521/ e https://www.facebook.com/groups/372349109452045/).

Para que dê certo, é preciso participação, e por isso, encaminho o convite para quem puder participar comparecer. Se puderem divulgar aos amigos, o grupo agradece!

Alguns colegas disseram que o horário é ruim, por isso, tomo a liberdade de pedir que me enviem propostas de horário para que possa discutir com algumas pessoas a possibilidade de mudança. Do ponto de vista de espaço que é a Mário de Andrade, posso ver com os responsáveis a disponibilidade de ser por volta das 19 horas, por exemplo.

William Okubo

Colegas bibliotecários, arquivistas e museólogos e profissionais afins, alguns colegas e eu pretendemos criar a ABRAINFO - Associação Brasileira de Profissionais da Informação, entidade que queremos que seja atuante na área e possibilidade ações para o desenvolvimento da área, dos profissionais e principalmente dos serviços prestados por nós profissionais da informação. Para participar do ato que acontecerá no dia 23 de novembro, às 14 horas, em São Paulo.

Para mais informações, acesse o link a seguir e se cadastre:
http://abrainfo.com.br
Assim que tivermos o esboço do Estatuto, ele será enviado ao cadastrados e disponibilizado no site.
---------

Fica aberto à discussões.

Contribuição: Ana Paula; Grupo Bibamigos.




terça-feira, 30 de outubro de 2012

Trabalhos de conclusão de curso superior poderão ter divulgação obrigatória


Fonte: Google Imagens.
Está pronto para ser votado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), projeto de lei que prevê a disponibilidade de trabalhos de conclusão de curso (TCC) para consulta pública. Segundo o autor da matéria, senador licenciado Blairo Maggi (MT/PR), o objetivo da proposta ( PLS 199/2012) é dificultar práticas ilícitas, como o plágio de teses acadêmicas.

Dissertações de mestrado e teses de doutorado já possuem caráter público e divulgação em bibliotecas. Mas, segundo o autor, "trabalhos como monografias de graduação não são respeitados e tornam-se objetos de crimes".

Essa displicência com a divulgação dos trabalhos acadêmicos de conclusão dos cursos tem sido responsável por práticas abusivas e desonestas de compra de monografias e plágio. Com a difusão do acesso à internet, fatos dessa natureza tornaram-se mais fáceis, o que põe em dúvida a lisura dos processos de avaliação do conhecimento dos formandos, argumenta Blairo Maggi.

De acordo com o texto, antes da divulgação do TCC, que deverá obedecer a um tempo regulamentar, haverá prazo para possíveis aprimoramentos por parte dos acadêmicos.
O projeto recebeu voto favorável do relator, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e, caso seja aprovado, poderá seguir para a análise da Câmara dos Deputados, se não for apresentado recurso para o Plenário.


Fonte: O Globo. Disponível em: http://oglobo.globo.com/educacao/trabalhos-de-conclusao-de-curso-poderao-ter-divulgacao-obrigatoria-6478433

Contribuição: Selma Regina Ramalho Conte. (Grupo Bibliotecários - Paraná)