quinta-feira, 4 de julho de 2013

V Encontro Nacional de Bibliotecários de IES e V Encontro Nacional de Bibliotecários Escolares


Com o objetivo de auxiliar as instituições de ensino neste sentido, a HUMUS realizará no dia 29 de agosto o ENB 2013 – V Encontro Nacional de Bibliotecários de IES & V Encontro Nacional de Bibliotecários Escolares, com o tema central Gerenciando uma Biblioteca Inovadora. O Encontro acontecerá no Hotel Park Inn Ibirapuera, localizado na Av. Ibirapuera, 2.534, em Moema, São Paulo/SP.

No período da manhã serão abordados temas abrangentes para todas as instituições de ensino, tais como a relevância da Biblioteca Digital, a utilização do acervo digital e o uso de redes sociais na disseminação e recuperação da informação.

Para fornecer informações particulares sobre cada segmento, no período da tarde os participantes serão divididos em duas salas, sendo uma específica para o Ensino Básico e a outra exclusiva para a Educação Superior.

Para as IES, os palestrantes abordarão a gestão da inovação na Biblioteca Acadêmica, as leis de incentivo à cultura, o marketing cultural em bibliotecas e trarão para debate um case da USP sobre como integrar Bibliotecas Digitais.

Para o Ensino Básico, as palestras serão sobre a pesquisa escolar e como ela pode ajudar o aluno a se tornar um indivíduo melhor, sobre o importante papel das bibliotecas na formação de leitores de 6 meses a 6 anos de idade, e também sobre o profissional bibliotecário e suas atribuições.

Após o Encontro, acontecerão, no mesmo local, das 17h15 às 19h00, dois workshops simultâneos:
- E-books em bibliotecas: impactos e tendências. Este workshop auxiliará os participantes sobre a utilização de e-books, desenvolvimento de coleções, aquisições e acesso. Como docente, teremos a presença de Liliana Giusti Serra, profissional com mais de 20 anos de experiência nas áreas de gestão de acervos documentais, arquitetura da informação em projetos web e bibliotecas digitais.
-    Produtos e Serviços inovadores em Bibliotecas Nacionais e Internacionais.  A docente Leila Rabello de Oliveira, gestora da Informação e Professora no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, mostrará aos participantes as inovações em bibliotecas com novas ideias, novas regras e novos modelos, além de como os bibliotecários podem ser inovadores e os 10 hábitos muito eficazes dos profissionais da informação.

Para mais informações e inscrições acesse: www.humus.com.br/eventos/enb

Contribuição e fonte: Gabriele Monique.