sábado, 13 de dezembro de 2014

O ano de 2015 para a Biblioteconomia sul-mato-grossense

Com a chegada das festas de fim de ano e a expectativa no Ano Novo que se aproxima, é natural que se faça uma retrospectiva sobre como foi o ano que se despede. Porém, prefiro pensar no que o próximo ano reserva, neste caso, à Biblioteconomia deste estado de Mato Grosso do Sul. As expectativas para 2015 são reflexos de tudo o que se construiu neste ano, que nos concede muitas alegrias no que diz respeito às possibilidades e inovações de nossa área.

Dentre as alegrias, destaco as aprovações para o mestrado em Biblioteconomia e doutorado  em Ciência da Informação dos profissionais da informação de Mato Grosso do Sul, que permite sonharmos com uma expansão e fortalecimento da área e da profissão neste estado, ainda alheio à educação continuada e à busca pela pesquisa e inovação.

Fomentar os debates relacionados à área e promover discussões no âmbito acadêmico, partindo de problemáticas endógenas, e trazer discussões que estão ocorrendo em outras regiões do país, sobretudo no sudeste que tem em sua trajetória histórica uma discussão ampla e contundente das temáticas contemporâneas, será um caminho de muito aprendizado que possibilitará darmos um salto na consolidação de um fazer que ainda está em sua adolescência em todos os sentidos.

O fato dos profissionais da informação deste estado terem sido aprovados nos PPGs reconhecidamente de qualidade e de tradição na pesquisa à nível nacional e internacional, voltando aos bancos da academia na condição de alunos de mestrado e doutorado, só vem mostrar que a árvore da Biblioteconomia sul-mato-grossense tem dado bons frutos.

Soma-se a aos bons frutos a expectativa de conclusão dos cursos de mestrado e doutorado dos colegas bibliotecários, que foram buscar em outras áreas a educação continuada necessária ao seu crescimento profissional, e que vem somar com os esforços para o desenvolvimento da Biblioteconomia deste estado de forte característica provinciana, oriunda de sua formação histórico-cultural.

Deste modo, não é exagero comemorar feitos como estes mencionados, pois só quem aqui vive/viveu e atua/atuou sabe das limitações que todos os setores da sociedade tem, em sua visão limitada, no que se refere, neste contexto, à educação e à cultura voltadas à um pensamento libertador e contrário à alienação. Estes fatos narrados até aqui seriam corriqueiros no cotidiano de outras regiões do país, mas aqui não, aqui é singular e digno de nota. Somente pelo fato do único curso de Biblioteconomia sul-mato-grossense ter nascido e estar se desenvolvendo sob a estrutura de uma Instituição de Ensino Superior particular já encerra quaisquer tentativas de diminuir a grandeza dos feitos alcançados, e nos permite sonhar com novos rumos. Não somente sonhar, mas também buscar, fazer por merecer.

Faço também um adendo especial, no contexto dos bons frutos. Participei recentemente de quatro bancas de TCC do curso de Biblioteconomia do IESF, de onde outrora fui aluno, e muito me alegraram as temáticas e a qualidade dos trabalhos que tive a oportunidade de avaliar, o que nos permite somar às expectativas para o próximo ano. Os bons frutos desta árvore cada dia mais estão se multiplicando.

Portanto, o ano de 2015 se aproxima e o receberemos de braços abertos e sorriso no rosto, esperando que as alegrias aumentem, que tenhamos rumos vitoriosos, e que possamos fortalecer nossa adolescente Biblioteconomia, dando a visibilidade e a robustez necessárias à sua consolidação nestas terras do oeste.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!!!!!