segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Lançamento do livro “Megatendências mundiais 2030 – O que entidades e personalidades internacionais pensam sobre o futuro do mundo?”

Será lançado no dia 14 de outubro em Brasília o livro  “Megatendências mundiais 2030 – O que entidades e personalidades internacionais pensam sobre o futuro do mundo?” editado pelo IPEA e escrito por profissionais que atuam e pesquisam na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Conforme descrição feita no blog Informação Estratégica por Elaine Marcial, uma das autoras, o livro apresenta um conjunto de sementes de futuro que devem moldar o contexto mundial até 2030, nas áreas de população e sociedade, geopolítica, ciência e tecnologia, economia e meio ambiente, segundo a perspectiva de entidades e personalidades de prestígio internacional.

Tem por objetivo apresentar à sociedade brasileira e, em particular, aos formuladores e executores de políticas públicas, insumos que possibilitem a reflexão sobre o futuro do Brasil e contribuir com seu processo de formulação estratégica de curto, médio e longo prazos.

Acessando e lendo um dos artigos dos autores, "Megatendências mundiais 2030: contribuições para o exercício da prospectiva no Brasil", é possível ter uma base de como o livro de desenvolve. É interessante os apontamentos dos autores que, apesar de se pautarem nos documentos norteadores, sugerem cautela e ponderam, face às intencionalidades e propósitos empregados na publicações dessas previsões pelos diversos organismos e grupos.

Por outro lado, ainda conforme as considerações dos pesquisadores, reconhecer essas intencionalidades não quer dizer que o Brasil deva fechar os olhos par ao que acontece além de suas fronteiras. Pelo contrário, é preciso saber os caminhos traçados pelas outras nações e traçar estratégias que permitam seu desenvolvimento no momento atual e prospectando em estratégias para o futuro.

Fica a sugestão do livro. Para mais informações, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente,opine.