quinta-feira, 26 de março de 2015

Da série Depoimentos #3

Para o ano de 2015 pretendo focar na preparação para a seleção e aprovação em um mestrado na área de Biblioteconomia ou Ciência da Informação, preferencialmente. Obviamente essa meta pressupõe uma intensificação nas leituras técnicas voltadas para a linha de pesquisa a qual você pretende se candidatar. Espero com isso, voltar a escrever artigos, resumos e afins, submetendo-os a eventos e congressos. E é claro, participar de ao menos um encontro na área como faço todos os anos.

A educação continuada é um caminho certo para a manutenção da motivação, das inquietações que acabam nos levando a uma melhoria nos nossos trabalhos e assim contribuindo para as reais necessidades informacionais dos usuários.

Esse é o grande objetivo deste ano. E no mais, colocar-me à disposição de parcerias e contribuições para troca de experiências, sugestões e desenvolvimento de projetos.

Espero ainda que o país saia desta crise fortalecido e citando uma frase que li dias atrás nas redes sociais e que desconheço o autor: “Tudo vai melhorar quando a maioria das pessoas de bem forem mais ousadas que as canalhas. Em todos os lugares e em todas as esferas: no governo, na escola, na igreja, no seu condomínio, no posto de saúde e porque não dizer, até na empresa ou biblioteca onde você trabalha!

------
Obrigado Tânia pela colaboração!
------

A série "Depoimentos" traz os desejos e planos para 2015 dos profissionais da informação, no âmbito da Biblioteconomia, na vida pessoal e/ou na sociedade de maneira geral.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Da série Depoimentos #2


Repensando os planos e projetos para o ano de 2015 que já vai apressadamente, me pego a avaliar o meu próprio papel como agente social e mediador de transformações frente à Biblioteca Escolar. O que eu estou fazendo ou poderia fazer no meu ambiente profissional em prol da coletividade?

Um grande desafio para os novos profissionais da informação, classe em que me enquadro, é ser um promovedor do despertar para o gosto pela leitura, o prazer pelo estudo e a curiosidade por novas descobertas. Da mesma forma, possibilitar um relacionamento com o usuário que comporte a escuta, o acolhimento, a confiança e o interesse na sua necessidade informacional.

Esta competência social poderá provocar o desenvolvimento de um indivíduo ativo e questionador com pensamentos críticos e atitudes conscientes; consequentemente essas responsabilidades pessoais interferem positivamente na sociedade.

Claro que criar esta cultura é antes desafiadora à medida que, mais e mais, vai modificando o cenário, a forma da comunicação e da demanda por informação. Mas justamente este “mexer” do ambiente é que provoca a ânsia por novas formas de responder a estas necessidades.

Estes questionamentos geram em mim, particularmente, uma expectativa de maior qualificação pessoal para atuar com práticas que alcancem esta visão profissional. Dentro do meu âmbito de atuação, se conseguir despertar ações que chegarão à um processo da transformação social será para mim grande realização pessoal.

Para encerrar este pequeno esboço dos meus anseios pessoais, quero fazer referência ao grande educador Paulo Freire que poetizou em seu livro Pedagogia da autonomia (1996, p.64) as seguintes palavras:
Estar no mundo sem fazer história, sem por ela ser feito, sem fazer cultura, sem tratar sua própria presença no mundo, sem sonhar, sem cantar, sem musicar, sem pintar, sem cuidar da terra, das águas, sem usar as mãos, sem esculpir, sem filosofar, sem pontos de vista sobre o mundo, sem fazer ciência ou tecnologia, sem assombro em face do mistério, sem aprender, sem ensinar, sem ideias de formação, sem politizar não é possível. 

------
Obrigado Mourâmise pela colaboração!
------
A série "Depoimentos" traz os desejos e planos para 2015 dos profissionais da informação, no âmbito da Biblioteconomia, na vida pessoal e/ou na sociedade de maneira geral.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Da série Depoimentos

Por Joelma Aristimunha:

"Como bibliotecária gostaria de atuar efetivamente onde trabalho, mostrando à instituição que pertenço como o profissional bibliotecário pode contribuir para o desenvolvimento desta e de seus profissionais e assim também colaborar para o reconhecimento de nossa profissão."



------
Obrigado Joelma pela colaboração!
------
A série "Depoimentos" traz os desejos e planos para 2015 dos profissionais da informação, no âmbito da Biblioteconomia, na vida pessoal e/ou na sociedade de maneira geral.