terça-feira, 31 de março de 2015

Da série Depoimentos #6

Concluir pós-graduação em Gestão Escolar com ênfase em orientação e coordenação, nosso curso de graduação é pobre em ofertar disciplinas didáticas ou semelhante, pois dentro das muitas facetas que a biblioteconomia oferece uma delas é a docência, e para atuar de forma eficiente é preciso fazer especializações e dentro da área pedagógica, bem como o profissional bibliotecário escolar e universitário, lidam com alunos, acadêmicos e professores, vivem no meio acadêmico. Na Biblioteca Escolar e Universitária, o bibliotecário precisa atuar como gestor de suas práticas pedagógicas, envolver seu usuário.

Desejo que nossa classe profissional se una em um propósito e lute por ele, encontrem um caminho a trilhar e juntos tracem metas a alcançar, a união faz a força, diz o ditado. Anseio por novos desafios profissionais, são eles que nos ensinam, nos motivam a ser melhor.

Espero que a Secretaria de Educação do Estado traga os bibliotecários para dentro de suas paredes, a modelo da Semed, onde possui uma equipe de bibliotecários e juntos formulem um cronograma para capacitar os assistentes de biblioteca ou técnico, onde possui, para regularizar as bibliotecas escolares.

------
Obrigado Rosi pela colaboração!
------

A série "Depoimentos" traz os desejos e planos para 2015 dos profissionais da informação, no âmbito da Biblioteconomia, na vida pessoal e/ou na sociedade de maneira geral.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Da série Depoimentos #5

O ano de 2015 iniciou “com tudo”, como se diz! Por isso, tenho muitas expectativas pessoais/profissionais relacionadas à Biblioteconomia. Somente a aprovação no Doutorado em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP) é um prato cheio para quem ama sua área de atuação e quer pesquisar mais e mais. Sim, esta sou eu!

Minha proposta de tese é totalmente diferente da pesquisa desenvolvida no mestrado, estou partindo para outra linha de pesquisa que vem me encantando há algum tempo, a área de Organização e Produção da Informação. Acredito que há muito aprendizado reservado para mim no decorrer dos próximos quatro anos, tenho paixão pelas cadeiras acadêmicas e estou muito ansiosa pelas surpresas que virão.

Além disso, resolvi assumir o desafio de lecionar para o curso de Biblioteconomia a distância da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A docência não é uma novidade para mim, entretanto, será um desafio aprender a utilizar as tecnologias e os melhores métodos do ensino a distância para ministrar as aulas instigadoras e interessantes. Sim, meus alunos merecem todo o meu esforço. Tive inúmeros exemplos de professores dedicados e dispostos a compartilhar o que sabem, não posso decepcioná-los!

Espero sinceramente que no ano de 2015 possamos reconhecer importantes marcos para a Biblioteconomia brasileira. Pensando ainda no “meu universo”, que o curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) seja reaberto, pois essa é uma profissão com demanda social muito real. Vejo isso todos os dias, por exemplo, quando pessoas me procuram na tentativa de estabelecer um contrato para a organização de acervos particulares, para editoração científica, normalização de trabalhos, etc. Pois é, Curitiba carece de bibliotecários!

Por fim, desejo que possamos reconhecer mais inovação (produtos, serviços, teorias, etc) em nossa área, novos nomes se destacando no cenário nacional e internacional, “fazendo bonito” pela Biblioteconomia Brasileira.

------
Obrigado Paula pela colaboração!
------

A série "Depoimentos" traz os desejos e planos para 2015 dos profissionais da informação, no âmbito da Biblioteconomia, na vida pessoal e/ou na sociedade de maneira geral.

domingo, 29 de março de 2015

Da série Depoimentos #4

Neste ano estou me oportunizando alguns momentos de autoconhecimento através de leituras de livros, autorreflexão e seção de coach. Através deste processo vou buscar outras metas e traçar novos objetivos para serem alcançados. Meu objetivo é melhorar “eu”, para contribuir com o ambiente de trabalho e na família viver experiências sadias e positivas. As próximas metas pessoais são mestrado e inglês.

No trabalho planejei transformar o ambiente da biblioteca mais dinâmico promovendo orientações e roda de conversa (informal) sobre acesso e uso de bases de dados acadêmicas e tudo que envolve plágio/abnt/citações/referências, bases de dados acadêmicas de acesso livres ou pagos, que são as maiores dúvidas dos usuários.

Bom, desde 2014 venho agindo assim, e hoje posso dizer que a cada 10 empréstimos 4 usuários vem em busca de orientações sobre acesso e uso a bases de dados acadêmicas. Antes as perguntas na biblioteca eram: “Tem aquele livro verde de fisiologia?”. Hoje ainda escuto esta pergunta, porém escuto também: “Esta revista tem acesso?” “É plágio se eu fizer assim?” “Me ajuda no sumário do TCC”. “Ajuda-me encontrar mais referências sobre este assunto?”. Este último procuro ensinar as diversas possibilidades de estratégia de busca e outras bases de dados específicas para pesquisa “além do google” e além do google com pdf. Como meta é melhorar e continuar assim...

------
Obrigado Daniel pela colaboração!
------
A série "Depoimentos" traz os desejos e planos para 2015 dos profissionais da informação, no âmbito da Biblioteconomia, na vida pessoal e/ou na sociedade de maneira geral.