sábado, 29 de agosto de 2009

Projeto “Diálogos Informacionais”

Começa neste sábado (29/08/2009) o projeto “Diálogos informacionais”, iniciativa dos docentes do curso de Biblioteconomia do IESF, em Campo Grande-MS, e que se faz pertinente do ponto de vista tanto da educação continuada quanto da integração entre os profissionais da informação de Mato Grosso do Sul.
Conheça o projeto.

O que é?
Diálogos Informacionais é um projeto de extensão do curso de Biblioteconomia do IESF (Instituto de Ensino Superior da FUNLEC) idealizado e coordenado pelos professores Iuri Rocio Franco Rizzi e Orlando de Almeida Filho.
Para quem?
É voltado para os acadêmicos e professores do curso, para bibliotecários e profissionais da informação e demais interessados da comunidade externa.
Como surgiu?
O projeto surgiu da idéia de promover espaços de diálogo, aprendizado e interação entre os participantes, para além dos espaços tradicionais de sala de aula e laboratórios.
O que pretende?
Os objetivos do projeto são:
-Complementar a formação dos acadêmicos de Biblioteconomia do IESF.
-Proporcionar aos alunos egressos e bibliotecários da cidade uma possibilidade de formação continuada.
-Promover a aproximação entre academia e sociedade, isto é, entre os estudantes e os profissionais da área de Biblioteconomia, fortalecendo os elos entre ambas e a categoria como um todo.
Como?
O projeto se caracteriza por rodas de diálogos e dinâmicas de grupo entre os participantes. Os temas abordados poderão ser os mais diversos, dentro do contexto da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, de acordo com o interesse dos participantes. Para o início das atividades, nós preparamos algumas dinâmicas e temas geradores. A partir daí, o grupo decidirá os caminhos a serem tomados para a construção do conhecimento. Portanto, todos os envolvidos poderão (e serão incentivados a) interferir no decorrer do processo e nos temas debatidos. Os temas geradores poderão partir das mais diversas manifestações culturais: textos, livros, filmes, entre outros, priorizando os materiais e temas não abordados em sala de aula. A característica de informalidade também será almejada e os locais escolhidos para a realização do projeto levarão em conta este ponto, preferencialmente lugares abertos, ao ar livre e diferentes dos locais tradicionais de aprendizado dos acadêmicos, como salas de aula e laboratórios.
Aos interessados, fica o convite e o endereço do blog do projeto para mais informações:
http://dialogosinfo.blogspot.com

Fonte: Blog “Diálogos Informacionais”

Deixe um comentário, clique aqui