sábado, 28 de novembro de 2009

Um pouco de Ética faz bem

Me desculpem se o texto é extenso, mas creio ser pertinente a abordagem, não só no âmbito da Biblioteconomia, mas em todas as esferas da nossa vida, enquanto seres sociais.

O tema “Ética” está cotidianamente sendo mencionada no mundo do trabalho e se fixando como premissa fundamental para o bom desenvolvimento das atividades que cercam o meio ao qual os indivíduos estão inseridos. Porém, o assunto se faz pertinente, mais do que nunca, para que a sociedade como um todo resgate seus princípios regentes da boa conduta. Para compreender a importância do assunto, faz-se necessário entender seus fundamentos.
A palavra Ética vem do termo “Ethos” que designa a ciência que busca elucidar questões relacionadas ao modo de ser, caráter, costume dos indivíduos. Tem também laços com a filosofia grega, que a define como “morada do homem”. Em linhas gerais, a Ética permeia os costumes e virtudes do ser humano e sua conduta em relação à coletividade e ao próprio ser.
Os fundamentos essenciais, aceitos pelos estudiosos, ficam concentrados em duas linhas: A primeira está fundamentada na conduta do ser humano, e este passa a ser o eixo norteador, pensando-se sempre em seu favor. A segunda linha ressalta a conduta do ser e seu comprometimento com o as outras pessoas do ambiente em que vive.
O fato de buscar o equilíbrio entre a coletividade e a subjetividade (individualidade) é o que faz da Ética um assunto a ser pensado com muito cuidado, pois a conduta do ser deve estar pautada na compreensão do bem diretamente relacionada ao seu bem-estar e ao bem-estar dos outros indivíduos.
A prática do bem e da justiça requer dos indivíduos o respeito às Leis que regem a sociedade e a preocupação que cada um tem em segui-las. Saber como agir em relação aos outros pode ser considerada a indagação principal que os indivíduos precisam entender.
Os fundamentos da Ética oriundos de Sócrates retratam que o bem, através da prática das virtudes, é decorrência do saber que o indivíduo possui. Segundo ele, a maldade é resultado da ignorância, e esta pode ser combatida através da apropriação de conhecimento.
Ao reportar a Aristóteles, observa-se que o pensador trata a prática do bem como caminho da felicidade e por isso deve ser praticada como ideal, e com o uso da racionalidade. Enfatiza a necessidade de materializar, através de ações, a conduta virtuosa como forma de alcançar sua plenitude.
No que se refere a Platão, percebe-se que ele buscou na “Ética das virtudes” as funções da alma, onde cada parte da alma está ligada a uma virtude e a uma função especial, como por exemplo, a inteligência ligada à sabedoria.
No que tange a Ética epicurista, defende-se que o que importa é a felicidade através do prazer e é isso que se deve buscar. Epicuro traz uma ética centrada no indivíduo, e que este deve ser o objeto de busca do bem. Considerada uma idéia egoísta e individualista, a Ética epicurista preocupa-se com o bem-estar e com a virtude do próprio ser.
Contrariamente à Ética epicurista, a Ética estóica preconiza a abolição dos afetos e prazeres, destacando a virtude por meio da razão. Segundo esse pensamento, o ser humano não precisa dos afetos, pois a própria virtude já basta para completar sua existência, e que os afetos prejudicam o correto andamento da conduta ética.
A partir das idéias iniciais que fundamentam a Ética, muitos pensadores buscaram, de acordo com suas vivências e percepções, compreender a questão ética partindo da investigação da vida do ser humano, permitindo assim a evolução das concepções que outrora se fixaram. Destacam Bérgson, Scheler, Hartmann e Wagner. Outros, investigando a Ética da conduta humana, podem ser citados por suas contribuições, como: Kant, Hobbes, Locke etc.
Ao considerar o exposto, infere-se que a Ética e suas premissas precisam ser inseridas como regentes da conduta humana e se fixar nos indivíduos como norteadora de suas ações, fazendo com que a balança entre individual e coletivo possa ser equilibrada tendo como peso a prática do bem e da justiça.
Assim, os fundamentos da Ética contribuem para o contínuo desenvolvimento da sociedade, e garante o bem-estar de todos, desde que todos a internalizem e a pratiquem, inserindo-a em seu cotidiano.

VISUALIZE OU FAÇA COMENTÁRIOS: CLIQUE AQUI