quarta-feira, 13 de julho de 2011

Pós-graduação em Ciência da Informação para 2012


PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO 2012
UNESP - Campus de Marília
Inscrições Abertas: 01/07/2011 a 25/07/2011
www.marilia.unesp.br/

O PROGRAMA
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação tem como linha mestra o estudo crítico das metodologias utilizadas para tornar a informação disponível e acessível, mormente com o uso das tecnologias que propiciem a construção do conhecimento científico, tecnológico e social na atualidade, com especial ênfase ao papel da gestão, organização, produção, representação, mediação e uso da informação como matéria-prima para o desenvolvimento do conhecimento.

OBJETIVOS
Os cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado, cuja área de concentração é "Informação, Tecnologia e Conhecimento", têm por objetivo precípuo o desenvolvimento de referenciais teórico-metodológicos inovadores nas temáticas relativas à organização, produção, gestão, mediação, uso, e aspectos tecnológicos da informação, como subsídios à consolidação científica da área em nível nacional e internacional.

COORDENADOR
Dr. João Batista Ernesto de Moraes

VICE-COORDENADORA
Profª. Drª. Marta Lígia Pomim Valentim
------------------------------------------------------------------------------------

NÍVEL
Mestrado: 12 vagas
Doutorado: 06 vagas
------------------------------------------------------------------------------------
PERÍODO DE INSCRIÇÃO [somente pelo site]
01/07/2011 a 25/07/2011
------------------------------------------------------------------------------------

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
INFORMAÇÃO, TECNOLOGIA E CONHECIMENTO
A área de concentração "Informação, Tecnologia e Conhecimento" está alicerçada nas questões de organização, gestão,mediação e uso da informação e do papel da tecnologia nos processos informativos e, permite a UNESP, contribuir significativamente para o fortalecimento da pesquisa e da capacitação docente em Ciência da Informação no país, propiciando um trabalho de cooperação e de intercâmbio de informações com os demais cursos de pós-graduação e, principalmente, com a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) e com a Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN).

LINHA 1: INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA
Realiza estudos e pesquisas relacionados à geração, armazenamento, gestão, transferência, utilização e preservação da informação e de documentos nos ambientes científico, tecnológicos, empresarial e da sociedade em geral, associados a métodos e instrumentos proporcionados pelas tecnologias da informação e comunicação (TICs). A linha tem por objetivo o desenvolvimento e análise de metodologias e estruturas tecnológicas para a otimização e customização de processos e sistemas informacionais em distintas ambiências.

LINHA 2: PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO
Considerando a informação registrada e institucionalizada como insumo básico para a construção do conhecimento no contexto da Ciência da Informação, destaca-se o desenvolvimento de referenciais teóricos e metodológicos interdisciplinares acerca dos procedimento envolvidos na produção e na organização da informação. Assim, a produção da informação é abordada sob os eixos da produção científica (avaliação do comportamento da ciência) e da produção documental (Diplomática contemporânea), enquanto, na organização da informação, destacam-se os processos de análise, síntese, condensação, representação e recuperação do conteúdo informacional. Ressaltam-se, como dimensões teóricas, a reflexão sobre a teoria da ciência e a organização do conhecimento, e, como dimensões aplicadas, os estudos métricos (Informetria, Cienciometria, Bibliometria e Webometria), a tipologia documental, os instrumentos e produtos de organização da informação e as questões de formação e atuação profissional na área.

LINHA 3: GESTÃO, MEDIAÇÃO E USO DA INFORMAÇÃO
Realiza estudos teóricos e metodológicos de temáticas relacionadas à: cultura, comportamento e competência em informação; fluxos, processos, usos e usuários da informação; processos de mediação da informação; gestão da informação, gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional; inteligência empresarial, prospecção e monitoramento informacional; redes sociais; políticas e práticas de informação e leitura.

------------------------------------------------------------------------------------
INSCRIÇÕES ON-LINE
www.marilia.unesp.br

------------------------------------------------------------------------------------
MAIS INFORMAÇÕES [08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00]
-------------------------------------------------------------------------------------FUNDEPE - Fundação para o Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão
Av. Vicente Ferreira, 1346 - Cascata
CEP: 17515-000 - Marília/SP
Fone: (14) 3311-9500
www.fundepe.com | cursos@fundepe.com