quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Formar bibliotecários é apontado como o grande desafio dos Estados


Por: Fernanda Monteiro
Foto: Giuliano Lopes/ ALMS
A Assembléia Legislativa, através do proponente deputado Marquinhos Trad (PMDB), deu mais um importante passo para garantir bibliotecas em todas as escolas, um acervo qualificado e profissionais capacitados. Foi realizada a Audiência Pública “Biblioteca Escolar: uma porta aberta para o conhecimento” no Plenário Deputado Julio Maia. Entre os convidados para debater o assunto, representante da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande Denise Arakaki Takimoto, representante da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul Maria Ferreira Barrueco, presidente do Instituto de Ensino Superior Funlec/Iesf Mafuci Kadri, presidente do Conselho de Biblioteconomia da 1ª Região Arlan Morais de Lima, presidente da Associação dos Professores Bibliotecários de Mato Grosso do Sul Eunice de Lourdes Franco, bilbiotecários de todo o Estado e a palestrante e presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia Nêmora Arlindo Rodrigues.

Nêmora participou da aprovação da lei federal que obriga que, no prazo de 10 anos, todas as escolas públicas e privadas tenham uma biblioteca e pelo menos um bibliotecário. Com a obrigatoriedade sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em maio deste ano, os desafios são formar profissionais e sensibilizar os empregadores. “Por isso a importância dessa discussão. Recursos para infra-estrutura e livros existem, mas falta pessoal. No País são 175 mil escolas e apenas 30 mil bibliotecários”, expôs a palestrante.

Com a demanda surgindo, também é urgente a abertura de novos cursos. “Eles ficam concentrados na região sudeste. Por exemplo, em Mato Grosso do Sul existe apenas um curso e em escola particular”, apontou Nêmora que disse ainda que existem Estados sem nenhum curso universitário para formar bibliotecários.

Não distante dessa realidade, Mato Grosso do Sul apresenta muitos desafios como explicou a presidente da Associação dos Professores Bibliotecários do Estado Eunice de Lourdes Franco: “temos mais de 300 escolas e 100 profissionais. Sem contar a falta de estrutura e de seleção rigorosa do acervo”.

O deputado Marquinhos Trad (PMDB) fez questão de lembrar que em matéria de leis, Mato Grosso do Sul foi pioneiro, já que esta Casa aprovou projeto semelhante ao do Governo Federal e que também já solicitou ao governador do Estado a abertura de concurso público diante de um mercado tão potencial. “Não há como fazer educação sem livros”, concluiu o parlamentar.

Pelo comprometimento de todos que estiveram presentes, Mato Grosso do Sul deve ser também o primeiro Estado da federação a ter bibliotecas e profissionais qualificados em todas as escolas.

Fonte: Portal ALMS. Disponível em: . Acesso em: 18 ago. 2010.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Biblioteca da UFMS oferece treinamento em bases de dados internacional

Acadêmicos, pós-graduandos, professores e pesquisadores da UFMS poderão participar de um treinamento nas bases de dados Science Direct, Scopus e Engneering Village Compendex, consideradas das mais completas bases internacionais, para quem busca informações nas áreas científicas, tecnológica e médica. O curso será ministrado pelo instrutor da RSO Latin América Elsevier Vagner Alves no dia 18 de agosto, das 14 às 18 horas, na Sala de Treinamento da Biblioteca Central [Campo Grande, MS], de forma aberta e gratuita.

Segundo o instrutor da Elsevier, a proposta do treinamento é fornecer uma visão geral sobre como essas bases de dados podem ajudar a resolver questões presentes no dia a dia do pesquisador, ou a buscar informações científicas, avaliar se um determinado autor tem vasto material publicado e ainda atualizá-los quanto aos últimos updates nas bases. Maiores informações na Divisão de Acesso à Informação, com Alessandra Borgo, 3345- 7178. Veja os conteúdos oferecidos pelas bases de dados:

Science Direct

Coleção eletrônica de textos completos provenientes de mais de 2.000 revistas científicas Elsevier, com mais de 10 milhões de artigos nas áreas científica, tecnológica e médica, representando aproximadamente 25% da produção científica mundial.

O Science Direct ainda oferece aos seus usuários livros eletrônicos, séries de livros, manuais e enciclopédias em diversas áreas do conhecimento, com acesso rápido e confiável a descobertas relevantes e análises. Em constante expansão, a coleção de livros no Science Direct vem facilitar o acesso mais abrangente a informações técnicas e científicas.

E para ajudar a aumentar a sua produtividade e ainda mantê-lo constantemente atualizado, o Science Direct possui uma série de ferramentas de fácil uso, como alertas por e-mail e recursos de personalização.

www.sciencedirect.com / www.info.sciencedirect.com

Scopus

É a maior base de resumos e referências bibliográficas de literatura científica revisada por pares, com mais de 18.000 títulos de 5.000 editoras internacionais. Scopus permite uma visão multidisciplinar da ciência e integra todas as fontes relevantes para a pesquisa básica, aplicada e inovação tecnológica através de patentes, fontes da web de conteúdo científico, periódicos de acesso aberto, memórias de congressos e conferências. É atualizado diariamente e contém os Articles in Press de mais de 3.000 revistas.

Scopus é hoje a melhor ferramenta para estudos bibliométricos e avaliações de produção científica, não apenas por seu incomparável conteúdo, mas também por ser a única base que reúne as ferramentas adequadas, tais como: perfil de autor, perfil de instituição, rastreador de citações, índice h e analisador de periódicos.

www.scopus.com / www.info.scopus.com

Engneering Village - Compendex

A plataforma Engineering Village proporciona acesso integrado a diversas bases de dados especializadas que atendem às Engenharias e áreas correlatas, como Física, Geociências e Petróleo e Gás natural. As bases Compendex, Inspec, NTIS, Ei Patents, Referex, Encompass, GeoRef e GeoBase formam um conjunto de ferramentas referenciais e em texto completo, integrando a literatura científica e patentes para apoiar o processo de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Com recursos personalizados o Engineering Village permite salvar buscas, compartilhar resultados e criar alertas de e-mail. ww.engineeringvillage.com / www.ei.org


Márcia Meggiolaro /Biblioteca Central


Fonte: Site UFMS. Disponível em: http://www-nt.ufms.br/news/view/id/971 . Acesso em: 16 ago. 2010.