Para quem ainda não leu a respeito, segue a informação em epígrafe. (Vale a pena repetir)
----------------------------------------------------------------
Além de ter de construir 25 bibliotecas por dia, o Brasil terá de, pelo menos, formar oito vezes mais bibliotecários até 2020. Lei aprovada no fim de maio determina que toda escola precisará de um acervo administrado por especialista.
Segundo o movimento Todos pela Educação, hoje existem 21,6 mil profissionais habilitados e 200 mil escolas de educação básica. Uma conta simples mostra um abismo de, pelo menos, 178,4 mil bibliotecários.
Mas o número pode ser muito maior: poderá ser necessário haver mais de um bibliotecário por escola, e nem todo bibliotecário já habilitado trabalha em escolas.
"Os sistemas de ensino do País deverão desenvolver esforços progressivos para que a universalização das bibliotecas escolares, nos termos previstos nesta Lei, seja efetivada num prazo máximo de dez anos, respeitada a profissão de Bibliotecário", diz a lei aprovada por Lula.
Duas leis federais determinam que só formados em Biblioteconomia podem trabalhar como bibliotecários. Os cursos de Biblitoeconomia (SIC) duram, em geral, 4 anos e são oferecidos pelas grandes universidades públicas do país.
--------------------------------
Em Mato Grosso do Sul existe o curso de Biblioteconomia na cidade de Campo Grande. Maiores informações sobre o curso, acesse: http://www.funlec.com.br
--------------------------------
Fonte: Guia do Estudante. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular/noticias/brasil-vai-precisar-pelo-menos-178-mil-bibliotecarios-2020-566130.shtml
Contribuição: Daniel F. F. Spengler
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pois é, enquanto faltam profissionais habilitados nas bibliotecas, em Porto Alegre a Prefeitura despreza os bibliotecários aprovados em concurso homologado em março de 2009. Entenda-se, se possível...
ResponderExcluir